Ricos também pagam impostos! Veja quanto custam os tributos de carros de luxo dos famosos

O Brasil é um dos países líderes quando o assunto é cobrança de impostos. São diversas taxas e inúmeros percentuais, principalmente para quem possui um veículo, que estão inseridos no dia-a-dia do brasileiro.

Mas se engana quem pensa que essas cobranças são exclusivas da classe trabalhadora. Veja a seguir quanto custam os tributos de carros luxuosos no nosso país:

Você já se perguntou, por exemplo, quanto Ana Maria Braga paga de impostos pela sua Mercedes? Ou quanto Eike Batista vai pagar pelo IPVA 2022 MG do seu Porsche?

Bem, como mencionamos acima, as taxas tributarias cobradas pelo Governo são aplicadas para todos os cidadãos brasileiros. E diferente, do que muitos pensam, esta taxa é proporcional ao valor dos bens da pessoa física ou jurídica.

Além de ser proporcional ao valor dos bens, é importante mencionar que cada estado pode ter a sua variação de aplicação tributária. Isto quer dizer que, por exemplo, Ana Maria Braga, residente do Rio de Janeiro, pagará o IPVA RJ 2022, enquanto o apresentador de televisão Faustão pagará um outro percentual pelo IPVA de sua Bugatti.

Para que você entenda melhor como funciona esse cálculo, é importante entender do que se trata o tão falado IPVA.

A sigla corresponde ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um tributo cobrado anualmente pelo Governo. Um percentual do total arrecadado é voltado para melhorias das próprias cidades, como está previsto por lei.

Este é um valor obrigatório,, ou seja, independente do cidadão possuir um Fiat Mobi ou uma Ferrari, o mesmo precisa estar em dias com o cumprimento deste imposto para que possa circular com o eu veiculo.

Para saber o exato valor do IPVA de qualquer pessoa, basta saber qual a aliquota cobrada pelo estado em relaão o IPVA e o valor original de compra do veiculo, pois este tributo é calculado considerando estes dois fatores.

Então, digamos que a Mercedes da apresentadora Ana Maria Braga hipoteticamente tenha custado R$ 136 mil e a alíquota do IPVA do Rio de Janeiro em 2022 é de 4% para carros.

Como o valor a ser pago deve ser o de 4% do valor original do veiculo, isto significa que a artista teria de desembolsar cerca de R$ 5.440 para cumprir com o IPVA do seu veículo todos os anos e assim, estar apta para circular com o mesmo.

Assim como você conferiu acima, é fácil efetuar o cálculo do IPVA e este é um imposto para todos os cidadãos brasileiros. Se você ainda não sabe quanto vai pagar pelo seu carro ou moto, esteja atento aos valores dos impostos este ano!