Lista de programas sociais que oferecem cursos gratuitos de graduação

Existem alguns programas sociais que oferecem cursos gratuitos a um determinado grupo da população para que consigam assim realizar o grande sonho de se formarem no ensino superior e se qualificarem para o mercado de trabalho. Um dos principais programas é o ProUni, que possibilita que milhares de brasileiros todos os anos ingressem em universidades particulares e consigam assim os seus diplomas.

O que é o ProUni?

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior. Esse programa é voltado para os estudantes de baixa renda e que nunca tenham cursado nenhum outro curso superior. A seleção dos candidatos é feita através da nota obtida no Enem e o valor das bolsas também depende da média. Os cursos ofertados pelo ProUni dependem da instituição de ensino que o aluno escolher. Algumas chegam a oferecer até medicina com bolsas excelentes podendo chegar a 100%.

Como se inscrever para o ProUni?

Para se inscrever no ProUni é necessário que os candidatos não possuam nenhum diploma de curso superior e que tenham participado da edição mais recente do Enem, obtendo nela uma média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O processo seletivo do ProUni possui apenas uma etapa de inscrição onde os candidatos devem apenas informar o seu número de inscrição e a senha do Enem, tudo totalmente online e gratuito.

Os candidatos após esse passo da inscrição devem escolher duas opções de curso, onde deve ser selecionado em grau de preferência, e após isso ir acompanhando as notas de corte todos os dias. As notas de corte ProUni 2022 representam o desempenho mínimo necessário para cada curso e mudam diariamente.

Como concorrer a uma bolsa 100%?

Para concorrer a uma bolsa 100% é necessário que os candidatos na hora da inscrição selecionem essa opção de bolsa integral. É necessário também que possuam renda familiar comprovada de um salário-mínimo e meio por pessoa.

O ProUni é um programa do Governo Federal que vem possibilitando o ingresso de muitos brasileiros no ensino superior e com isso enriquecendo o mercado de trabalho com profissionais qualificados e capacitados favorecendo a economia nacional. Devido a isso o ProUni é um dos programas mais bem falados do governo e é um dos que mais desperta a intenção dos brasileiros em participar já que ele é nitidamente um dos carros chefes do Brasil quando se fala em programas de educação e que diminuem um pouco as desigualdades sociais tão presentes no país.