Eleições: Quais as ações Bolsonaro colocou em prática na educação?

As eleições de 2018 fizeram com que muitas áreas sofressem mudanças no Brasil, e uma dessas áreas foi a educação que fez com que o ensino publico se transformasse em algo mais focado para o mercado de trabalho para os alunos que serão futuros profissionais. Essas mudanças foram mais significativas no ensino médio que passaram a ter matérias mais focadas em suas áreas de interesse pessoal e profissional. Essas mudanças refletem diretamente no ENEM, que é o exame que possibilita o ingresso dos estudantes no ensino superior.

O que é o ENEM?

O ENEM é uma avaliação criada em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e a qualidade desse ensino. A partir do ano de 2004 essa prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições de ensino superior e no ano de 2010 foi reconhecido como maior e mais completo exame educacional do país, passando a ser incluso no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O ENEM começou a substituir os vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias universidades e virou o único e principal meio de ingresso nessas instituições. Ele acontece todos os anos e além de possibilitar o ingresso em universidades publicas garante a estudantes de baixa renda o acesso a programas governamentais que oferecem bolsas de estudo ou financiamento com juros reduzidos.

O exame é organizado pelo Ministério da Educação juntamente com o INEP e é composto por 180 questões e uma redação que são divididos em dois dias de prova. Para quem deseja realizar a prova próximo ano é necessário acompanhar o cronograma 2022 para não perder nada. Os conteúdos presentes na prova são conteúdos abordados nos três anos de ensino médio e são divididos nas seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O ENEM tem toda a sua importância como protagonista no acesso a universidades publicas por estudantes e devido a isso as inscrições são sempre repletas de estudantes, mas atualmente com o Governo atual e a situação da pandemia essa situação apresentou algumas mudanças.

O ENEM passou a ter cada vez menos inscritos e no dia da prova o número de alunos que não comparecem ao local de prova está cada vez maior de acordo com dados apurados pelo portal de informações do ENEM. Isso reflete diretamente no número de jovens no ensino superior e é algo que preocupa e muito alguns brasileiros.