É possível se inscrever no ProUni e Fies ao mesmo tempo?

Com a realização da prova do Enem um novo ciclo se inicia, a espera dos processos seletivos para o ingresso em uma universidade pública ou particular atinge milhões de jovens espalhadas por todo território brasileiro e faz com que a ansiedade comece a bater forte.

Qual curso escolher? Qual universidade colocar? Onde me inscrever? São algumas das principais dúvidas que rondam a cabeça dos vestibulandos em época de vestibular.

Já com as inscrições para o Enem tudo isso começa. Dedicação aos estudos, definição de qual curso escolher, análise da melhor instituição de ensino que ofereça o curso escolhido e acompanhamento do cronograma completo do Enem 2021 são passos seguidos por muitos estudantes.

Para possibilitar o ingresso dos jovens e adultos ao ensino superior o Governo Federal com o Ministério da Educação promove alguns processos seletivos capazes de viabilizar os sonhos desses estudantes, os processos mais conhecidos são: ProUni, Fies e SISU, mas como de costume aos jovens, muitas dúvidas aparecem em relação a esses processos e vinhemos aqui esclarecer de uma vez por todas as principais dúvidas em relação a eles.

Como funciona o SISU?

O SISU é um dos principais processos seletivos que existe atualmente no Brasil. o Sistema Único de Seleção Unificada concentra todas as universidades espalhadas pelo país e disponibiliza para todos os estudantes que prestaram o vestibular uma listagem com as universidades e os cursos disponíveis nelas.

Quando iniciado o período de inscrição no SISU todos que tiverem interesse em entrar em uma universidade pública e que tiverem realizado a prova do Enem e tiverem conquistada pelo menos a nota mínima na redação para não serem cortados podem participar desse processo seletivo.

Por ser um processo unificado os estudantes podem concorrer com alunos de todas as regiões do brasil com diferentes níveis de aprendizado.

Durante o período de inscrição cada aluno deverá preencher os dados necessários e escolher duas opções de instituições e de cursos de interesse, sendo assim a sua primeira opção que será a preferência e a segunda opção, para então começar a concorrer a disputa de uma vaga.

Após a saída do resultado dos aprovados a comemoração está liberada e é só se informar sobre o período de matrícula.

Como funciona o Fies e o ProUni? É possível se inscrever nos dois?

O Fies nada mais é do que um programa de financiamento estudantil promovido pelo Governo Federal. Através dele algumas universidades avaliadas pelo MEC e que participam do programa oferecem um determinado número de vagas a estudantes que tem o interesse de cursar o ensino superior, mas não possuem condições de bancar todos os custos do ensino, sendo possível então ser pago após a formação onde possivelmente já estariam empregados e com uma renda para pagarem o financiamento feito.

O ProUni é um programa do Governo que disponibiliza em instituições particulares bolsas de estudo que vão de 50 a 100% de desconto nas mensalidades e matrículas promovendo assim o ingresso de cada vez mais pessoas com renda baixa ao ensino superior.

Mesmo os dois programas sendo do governo e que trabalhem com faculdades particulares a inscrição em um não anula a inscrição no outro, sendo possível sim a inscrição nos dois processos seletivos.

Mas é necessário levar em conta que são bem diferentes ambos os programas e que cada um tem suas condições, a escolha depende exclusivamente dos interessados que analisam qual a melhor decisão a ser tomada, mas a possibilidade da inscrição nos dois esta aberta para quem se interessar.