Como o ensino à distância pode estimular a autoaprendizagem em tempos de isolamento social?

A pandemia pegou todo o mundo de surpresa. O isolamento social utilizado para conter a alta transmissão do vírus vem sendo utilizada por uma parte da população que teve que mudar sua vida completamente, de trabalho a estudo tudo foi mudado devido a essa nova realidade. Diante disso medidas tiveram que serem tomadas para que a vida não parasse, trabalhos começaram a serem feitos de forma remota e o ensino começou a ser a distância para manter a segurança de todos os envolvidos.

Com o ensino a distância dificuldades surgiram para alguns alunos. Oscilações da Internet, familiares em casa e barulhos da vizinhança atrapalham o estudo e fazem com que os estudantes sejam prejudicados já que o aprendizado não vem com qualidade, e diante de situações como essas muitos desses estudantes começaram a praticar a autoaprendizagem para não saírem tão afetados desse período de isolamento social em relação aos estudos. Cursos técnicos do SENAI em 2021 analisam serem oferecidos de forma remota e esse aprendizado individual é bem significativo principalmente durante o isolamento.

Com uma maior quantidade de pessoas estudando de forma remota de variadas instituições testes e investimentos nessa modalidade de ensino são feitos para quem sabe no período pós pandemia não seja intensificado e mais valorizado essa forma de ensino. Pensando nisso cursos EaD do SENAI em 2021 já começam a ser oferecidos promovendo um aprendizado diferenciado para todos os seus alunos.

Como tornar o auto aprendizado efetivo?

Organizar um plano de ensino é fundamental para que o aprendizado seja garantido, e ele deve ser feito pelo próprio aluno que entende suas limitações e facilidades. Ao analisar as suas dificuldades e o que deseja ser aprendido é necessário dividir o conteúdo em partes e estipular um tempo para o aprendizado.

Para ter a autonomia qualquer pessoa precisa ter organização, iniciativa e saber pensar, questionar e autoquestionar tudo que está sendo estudado. Também deve ser decidido qual o apoio que os alunos vão utilizar e com o passar do tempo esse apoio passa a ser desnecessário para o auto aprendizado.

O auxílio da tecnologia para o auto aprendizado

Através das tecnologias o contato aos conteúdos se torna mais simples já que com a internet livros, artigos e pesquisas estão disponíveis a quem se interessar. Com a internet é possível encontrar programas de exercícios e apostilas que são de grande ajuda para que os alunos consigam adquirir conhecimento e praticá-lo reforçando assim a sua autoaprendizagem.